Alma Guerreira » 1976 a 1986

1976 a 1986

CORITIBA 2 x 0 BOTAFOGO (RJ) - 21/10/1976
CORITIBA 1 x 0 OPERÁRIO (MS) - 24/10/1976

Campeonato Brasileiro - 2ª fase. O Coritiba precisa vencer as duas próximas partidas para avançar à próxima fase. Primeiro derrota o Botafogo por 2x0 no Maracanã e, na seqüência, vence o Operário em Campo Grande, com gol de Clayton no penúltimo minuto de jogo. O time, que tem Dino Sani no comando e craques como Jairo, Hermes, Oberdan, Osmarzinho, Wílton, Eli, Luisinho e Aladim, classifica-se entre os dez melhores do Brasil.

Coritiba x Botafogo

Local.. : Estádio Mário Filho (Rio de Janeiro).

Árbitro : Almir Laguna.

Gols... : OBERDAN (35'/1º) e WILTON (07'/2°).

Coritiba x Operário

Local.. : Estádio Pedro Pedrossian (Campo Grande).

Árbitro : Romualdo Arppi Filho.

Gol.... : CLAYTON (44'/2º).

Clique aqui para ouvir o aúdio do gol de Clayton contra o Operário

CORITIBA 2 x 1 COLORADO (PR) - 11/09/1977

Campeonato Paranaense - semifinal. O Coritiba não vem bem e apenas uma vitória sobre o Colorado mantém suas esperanças. Wílton marca o gol da vitória no último minuto e faz a torcida alviverde explodir de felicidade.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Plínio Duenas.

Gols... : ALADIM (05'/1º), Zé Antônio (05'/2º) e WÍLTON (45'/2º).

CORITIBA 1 x 0 CAMPINENSE (PB) - 30/11/1979

Campeonato Brasileiro - 2ª fase. O jogo contra a Campinense vale uma vaga para a fase seguinte. O Coxa joga pelo empate, mas a pressão é grande a favor do time da casa, que conta com o apoio de sua torcida. Aos 35 minutos do 2º tempo Luiz Freire põe fim ao sofrimento. O gol do atacante Coxa sela a vitória alviverde por 1x0 e decreta a classificação do Coritiba em primeiro lugar no grupo.

Local.. : Estádio Ernani Sátiro (Campina Grande).

Árbitro : Leandro Serpa.

Gol.... : LUIZ FREIRE (35'/2º).


Luiz Freire faz o gol da vitória
CORITIBA 1 x 0 XV DE NOVEMBRO (SP) - 09/12/1979

Campeonato Brasileiro - 3ª fase. Somente uma vitória sobre o XV de Novembro classifica o time paranaense para a semifinal. Debaixo de muita chuva, o jogo truncado arrasta-se para um 0x0 até que, aos 28 minutos do 2º tempo, Toninho Moura faz o gol da classificação. Com Borba Filho no comando e jogadores como Mazaropi, Gílson Paulino, Duílio, Gardel, Eduardo, Almir, Luiz Freire, Bráulio, Santos, Freitas e Aladim, pela primeira vez na história o Coritiba coloca-se entre os semifinalistas do campeonato Brasileiro.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Moacir Miguel dos Anjos.

Gol.... : TONINHO MOURA (28'/2º).


Coritiba entre os melhores do Brasil
CORITIBA 1 x 0 BOTAFOGO (RJ) - 14/05/1980

Campeonato Brasileiro - 3ª fase. O Coritiba está em um grupo muito equilibrado, com Grêmio, Botafogo e Corinthians. Depois de "metralhar" a meta carioca durante todo o jogo, Gardel faz um golaço no último minuto de jogo e coloca o excelente time coxa-branca, de Duílio, Almir, Luiz Freire, Leomir, Freitas, Vílson Tadei e Aladim, na semifinal do torneio.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Romualdo Arppi Filho.

Gol.... : GARDEL (45'/2º).


Coritiba novamente entre os melhores do Brasil
CORITIBA 4 x 3 CASCAVEL (PR) - 06/09/1981

Campeonato Paranaense. Em seus domínios, o Cascavel é um adversário muito difícil. Quando o Coritiba está com um jogador a menos e perde por 3x1, Zanata e Eli Carlos, dois atletas coritibanos de muita técnica e experiência, desentendem-se em campo e quase são expulsos pelo árbitro. Depois da discussão, o time enche-se de brios, faz três gols e vira o placar. Nos minutos finais, nem a pressão do time da casa tira a vitória do Coritiba.

Local.. : Estádio Teodoro Colombelli (Cascavel).

Árbitro : Bráulio Zanotto.

Gols... : Tião Marçal (15'/1º), Carlos Alberto (20'1º), ELI CARLOS (31'1º), Tião Marçal (42'1º), SILVESTRE (12'2º), CAPITÃO (15'2º) e SERGINHO (20'2º).

CORITIBA 2 x 0 MATSUBARA (PR) - 18/10/1981

Campeonato Paranaense - quadrangular final. O Coxa empata com o Matsubara quando aos 40 minutos do 2º tempo o atacante coritibano Eli Carlos desperdiça uma penalidade máxima. Mas como o Coritiba não se entrega nunca, um minuto depois Capitão marca o primeiro gol coxa-branca e logo em seguida o mesmo Eli Carlos faz o gol que consolida a vitória alviverde.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Bráulio Zanotto.

Gols... : CAPITÃO (41'2º) e ELI CARLOS (42'2º).

CORITIBA 1 x 0 ATLÉTICO (PR) - 14/08/1983

Campeonato Paranaense - quadrangular final da 1ª fase. O Coritiba insiste durante todo o jogo, mas a bola teima em não entrar. O goleiro atleticano Roberto Costa faz grandes defesas até que, aos 41 minutos do 2º tempo, o lateral alviverde Washington levanta a bola para a grande área e Lela mergulha de cabeça, empurrando a bola para o fundo das redes. Na comemoração, o irreverente atacante alviverde faz suas tradicionais caretas para a torcida coxa-branca.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Afonso Vítor de Oliveira.

Gol.... : LELA (41'2º).


Lela mergulha e faz o gol da vitória


O time e a torcida acreditaram até o final
CORITIBA 1 x 0 PINHEIROS (PR) - 28/11/1984

Campeonato Paranaense - quadrangular final. O Coritiba precisa de uma vitória de qualquer jeito e insiste durante todo o jogo, mas o goleiro Toinho do Pinheiros realiza excelente partida e fecha o gol. A torcida coxa-branca acredita até o último minuto, quando o goleiro Jairo lança a bola para o ataque e encontra o ponteiro Édson que, com um chute rasteiro de fora da área, consegue vencer Toinho e decreta a vitória alviverde.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Bráulio Zanotto.

Gol.... : ÉDSON (44'2º).


Golaço de Édson aos 44 minutos
CORITIBA 3 x 2 CRUZEIRO (MG) - 13/03/1985

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. Mesmo desfalcado de sete titulares, o Coritiba encara o Cruzeiro de igual para igual dentro do Mineirão e consegue uma virada histórica nos últimos minutos da partida, com dois gols do centroavante Índio.

Local.. : Estádio Magalhães Pinto (Belo Horizonte).

Árbitro : Romualdo Arppi Filho.

Gols... : Carlinhos (12'1º), PAULINHO (02'2º), Dedé de Dora (30'2º), ÍNDIO (36'2º) e (41'2º).





Coritiba vira pra cima do Cruzeiro
CORITIBA 1 x 0 FLAMENG0 (RJ) - 27/03/1985

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. Com uma vitória sobre o Flamengo, o Coritiba pode tornar-se líder de seu grupo, porém o jogo é no Maracanã e o adversário havia goleado o Botafogo por 6x1 na rodada anterior. O alviverde não se intimida e aos 37 minutos do segundo tempo Paulinho cobra um escanteio na área. A bola encontra Marildo que chuta alto e encobre o goleiro Fillol, garantindo a vitória e a liderança.

Local.. : Estádio Mário Filho (Rio de Janeiro).

Árbitro : Carlos Sérgio Rosa Martins.

Gol.... : MARILDO (37'2º).


CORITIBA 2 x 1 SANTOS (SP) - 14/04/1985

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. O Coritiba precisa vencer o Santos para garantir a conquista do segundo turno da 1ª fase e continuar na competição. Com um empate está desclassificado pois o outro concorrente direto à vaga, o Fluminense, vence o Bahia no Maracanã. A torcida alviverde não arreda os pés do Couto Pereira e confia no time até o último minuto de jogo, quando o ídolo Lela marca o gol da vitória e classifica o Coritiba para a 2º fase. Para muitos torcedores este é o jogo mais emocionante de toda a campanha que leva o Coritiba à conquista do Campeonato Brasileiro.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Wilson Carlos dos Santos.

Gols... : VAVÁ (26'1º), Márcio (29'1º) e LELA (45'2º).





Lela e suas caretas, alegria da torcida
CORITIBA 1 x 0 JOINVILLE (SC) - 17/07/1985

Campeonato Brasileiro - quartas-de-final. O Joinville ainda não perdeu em casa no campeonato e tem boas chances de classificação, o que torna o jogo muito difícil. A equipe catarinense pressiona muito, mas aos 21 minutos do 2º tempo, o goleiro Rafael lança uma bola para o campo de ataque, a zaga catarinense falha e Lela chega antes do goleiro para tocar por cobertura e fazer o gol que determina o triunfo alviverde.

Local.. : Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho (Joinville).

Árbitro : Arnaldo César Coelho.

Gol.... : LELA (21'2º).