Alma Guerreira » 1987 a 1996

1987 a 1996

CORITIBA 2 x 1 CORINTHIANS (SP) - 24/09/1987

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. O Coritiba busca o gol durante toda a partida e é recompensado em dobro nos minutos finais. O segundo gol, de autoria do craque Milton, é uma "pintura". Com um toque de muita classe, ele encobre o goleiro Waldir Peres e garante a vitória.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : José Roberto Wright.

Gols... : LELA (36'/2º), MÍLTON (38'/2º) e Éverton (39'/2º).

CORITIBA 0 x 0 SÃO PAULO (SP) - 18/09/1988

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. Foi uma verdadeira batalha no estádio do Morumbi. No final do jogo, o são-paulino Raí marca um gol em completo impedimento, mas o árbitro o valida. Por mais de quinze minutos os jogadores do Coritiba pressionam o trio de arbitragem, até que conseguem a anulação do gol. A partida termina 0x0 e como prevê o regulamento, o vencedor será conhecido através da cobrança de pênaltis. Sempre que o São Paulo erra uma cobrança, o árbitro pernambucano manda repetir, porém, na quinta cobrança paulista o goleiro Rafael defende o chute do zagueiro Bernardo de forma incontestável. O árbitro não tem como mandar repetir. Em seguida, o lateral coxa-branca Ditinho desloca o goleiro chileno Rojas com muita habilidade, converte a quinta cobrança alviverde e garante, no peito e na raça, a vitória por 5x4.

Local.. : Estádio Cícero Pompeu de Toledo (São Paulo).

Árbitro : Gílson Ramos Cordeiro.

Pênaltis: Coritiba 5 x 4 São Paulo.

CORITIBA 2 x 2 FLAMENGO (RJ) - 09/11/1988

Campeonato Brasileiro - 1ª fase. Para delírio dos mais de 45 mil torcedores que vão ao Couto Pereira, o Coritiba abre o placar com um gol do estreante Osvaldo, mas o Flamengo consegue a virada. Porém o Coxa não se entrega e, aos 30 minutos do segundo tempo, Tostão aproveita um escanteio cobrado por Dionísio e empata o jogo, que termina em 2x2. O regulamento determina que as partidas sejam decididas em cobrança de pênalti. Neste momento, brilha a estrela do goleiro Rafael, que, além de cobrar e converter um dos pênaltis a favor do Coritiba, defende uma cobrança do craque Zico.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : José de Assis Aragão.

Gols... : OSVALDO (32'/1º), Zico (39'/1º), Bebeto (19'/2º) e TOSTÃO (30'/2º).

Pênaltis: Coritiba 3 x 2 Flamengo.


CORITIBA 3 x 3 APUCARANA (PR) - 16/04/1989

Campeonato Paranaense - segundo turno. O jogo parece fácil e o Coritiba sai na frente com um gol de Osvaldo, mas o Apucarana vira ainda no primeiro tempo. No intervalo do jogo, o técnico coxa-branca Edu substitui o goleiro Toinho, que falhara nos dois gols adversários, pelo prata-da-casa Gérson. O goleiro alviverde faz grandes defesas e dá novo ânimo à equipe, porém não impede o terceiro gol do Apucarana, de pênalti, aos 20 minutos do segundo tempo. Mas nem este gol faz o Coxa esmorecer. No final, João Pedro e Chicão marcam dois gols em dois minutos e garantem um empate que parecia impossível.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Valdir Festugatto.

Gols... : OSVALDO (31'/1º), Vilmar (33'/1º), Da Mata (41'/1º), Roberto Moraes (20'/2º), JOÃO PEDRO (35'/2º) e CHICÃO (37'/2º).

CORITIBA 2 x 1 ATLÉTICO (PR) - 01/05/1989

Campeonato Paranaense - segundo turno. Atletiba nervoso e, no início do segundo tempo, o Atlético abre o marcador, mas o Coxa não desiste e vai para o ataque. Com dois gols em menos de um minuto, Berg e Tostão viram o placar para o Coritiba e garantem a vitória na raça.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Afonso Vítor de Oliveira.

Gols... : Vanderlei (05'/2º), BERG (23'/2º) e TOSTÃO (24'/2º).


CORITIBA 2 x 0 UNIÃO BANDEIRANTE (PR) - 27/08/1989

Campeonato Paranaense - final. A primeira partida da decisão acaba em um empate sem gols e o Coritiba precisa vencer para evitar o terceiro jogo. A equipe do interior está muito bem postada na defesa e o Coritiba pressiona insistentemente até que, aos 28 minutos do segundo tempo, Tostão marca o primeiro gol coxa. No final do jogo, o artilheiro Chicão sacramenta a vitória cobrando penalidade máxima e garante o título.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Valdemar Roberto Fonseca.

Gols ...: TOSTÃO (28'/2º) e CHICÃO (39'/2º).

CORITIBA 4 x 0 PARANÁ (PR) - 05/05/1991

Campeonato Brasileiro - 2ª Divisão - quartas-de-final. O Coritiba precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para continuar no torneio. Logo aos 7 minutos, Pachequinho abre o placar com um golaço olímpico. O Coritiba joga com muita raça e determinação durante toda a partida e consegue impor uma goleada histórica que lhe garante a passagem para a próxima fase do campeonato.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : Pedro Carlos Bregalda do Carmo.

Gols... : PACHEQUINHO (07'/1º), ÉMERSON (24'/1º), CHICÃO (27'/1º) e HÉLCIO (09'/2º).


CORITIBA 1 x 0 GUARANI (SP) - 09/05/1991

Campeonato Brasileiro - 2ª Divisão - semifinal. Primeira partida eliminatória e o Coritiba tenta suplantar a meta campineira durante toda a partida, mas não consegue obter êxito até que, no penúltimo minuto de jogo, o zagueiro Heraldo manda a bola para as redes e faz a torcida alviverde explodir de felicidade.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : José Roberto Wright.

Gol.... : HERALDO (44'/2º).

CORITIBA 2 x 1 BANGU (RJ) - 19/04/1992
CORITIBA 1 x 0 CRICIÚMA (SC) - 24/04/1992
CORITIBA 2 x 0 JOINVILLE (SC) - 27/04/1992

Campeonato Brasileiro - 2ª Divisão. Esta série de jogos ficou conhecida como "A arrancada coxa-branca". Nas três últimas partidas da primeira fase do campeonato ao Coritiba somente três vitórias interessam. O primeiro jogo, contra o Bangu, é uma partida dramática vencida com gol de Heraldo cobrando pênalti aos 32 minutos do 2º tempo. Contra o Criciúma, o Coritiba consegue seu gol nos minutos iniciais do jogo e suporta a pressão do time da casa durante 90 minutos. Na última partida, em Joinville, a torcida coxa-branca "invade" a cidade catarinense. Quase seis mil torcedores alviverdes comparecem ao estádio e empurram o Coritiba em busca da vitória, que vem no 2º tempo, com gols de Ronaldo e Hélcio.

Coritiba x Bangu.

Local.. : Estádio Couto Pereira (Curitiba).

Árbitro : José Mocelim.

Gols... : TICO (04'/1º), Egmar (18'/2º) e HERALDO (32'/2º).

Coritiba x Criciúma.

Local.. : Estádio Heriberto Hülse (Criciúma).

Árbitro : Manoel Serapião.

Gol.... : PACHEQUINHO (05'/1º).

Coritiba x Joinville.

Local.. : Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho (Joinville).

Árbitro : Márcio Rezende de Freitas.

Gols... : RONALDO (20'/2º) e HÉLCIO (39'/2º).



Coritiba x Joinville



A festa coritibana em Joinville



Cartaz convocando a torcida em 1992
CORITIBA 2 x 1 RIO BRANCO (PR) - 21/06/1995

Campeonato Paranaense - segunda fase. O Coritiba perde para o Rio Branco, na Estradinha, até os quarenta minutos do segundo tempo. Mas, em uma reação espetacular, brilha a estrela do artilheiro Brandão, que marca dois gols e decreta a vitória alviverde de virada.

Local.. : Estádio Nélson Medrado Dias (Paranaguá).

Árbitro : Carlos Jack Rodrigues Magno.

Gols... : Amaral (02'/2º), BRANDÃO (40'/2º) e (42'/2º).

CORITIBA 2 x 0 CEARÁ (CE) - 19/11/1995

Campeonato Brasileiro - 2ª Divisão - terceira fase. O Coritiba precisa vencer seu jogo em Fortaleza e torcer para que o Remo, que joga em casa contra o Mogi Mirim, não vença seu jogo. A vitória alviverde vem somente no segundo tempo, com gols de Zambiasi e Marquinhos Ferreira. Depois de encerrada a partida, os jogadores permanecem no gramado, aguardando os instantes finais do jogo em Belém do Pará. Com a confirmação do tropeço do Remo diante do Mogi Mirim, o Coritiba garante sua classificação para a fase final da competição.

Local.. : Estádio Presidente Vargas (Fortaleza).

Árbitro : Antônio Pereira da Silva.

Gols... : ZAMBIASI (20'/2º) e MARQUINHOS FERREIRA (33'/2º).


CORITIBA 4 x 3 MATSUBARA (PR) - 20/03/1996

Campeonato Paranaense. O jogo acontece no estádio do Pinheirão, pois o time de Cambará opta por mandar seus jogos no estádio da Federação durante a primeira fase da competição. Aos 31 minutos do primeiro tempo, o Coritiba já perde por 3x0, mas comandado pelo experiente meio-campista Ademir Alcântara, que marca dois gols, o time coxa-branca consegue uma reação histórica e vira o placar para 4x3 a seu favor.

Local.. : Estádio Pinheirão (Curitiba).

Árbitro : Luís Carlos Pinto de Abreu.

Gols... : Assis (03'/1º), Marcão (23'/1º) e (31'/1º), ADEMIR ALCÂNTARA (34'/1º), MAGRÃO (02'/2º), ADEMIR ALCÂNTARA (10'/2º) e JAIR SANTOS (33'/2º).